Rádio Paisagem

Mata Atlântica

A exuberância e a riqueza das matas costeiras

Distribuí-se pelo Brasil oriental e também parte da Argentina e do Paraguai, extende-se por mais de 2.500 km em território brasileiro, desde o Estado da Paraíba até o Rio Grande do Sul.
A vegetação natural desta região é principalmente a de floresta úmida, mas inclui tipos distintos que variam das florestas de baixada às florestas de montanhas, passando pelas restingas litorâneas e pela floresta de araucária (do planalto sulino).

A diversidade de aves é muito elevada, sendo uma das regiões com o mais rico conjunto de aves do planeta.Várias espécies de aves dessas matas são também encontradas na Amazônia, revelando uma antiga conexão entre essas duas massas florestais. As florestas de montanhas distribuem-se pelascadeias litorâneas do leste do Brasil. Apresentam elevadas pluviosidade e umidade do ar e vegetação exuberante. A avifauna é bastante rica, com muitas espécies endêmicas. São predominantes os papa-formigas (Thamnophilidae), os sanhaços, saíras e tiês (Thraupidae), os papa-moscas (Tyrannidae), os anambés e arapongas (Cotingidae) e os beija-flores.